Cinco ideias para reutilizar o calor dentro de Data Centers


Empresas utilizam formas bastante criativas de aproveitar a energia dissipada pelos equipamentos

Os Data Centers, centros de processamento de dados das grandes empresas, consomem cerca de 1,3% da energia de todo o mundo. De acordo com a Universidade de Stanford (Estados Unidos), alguns projetos de melhoria, operados pela Amazon e Facebook, reutilizaram cerca de 250 bilhões de quilowatts/hora em 2010. E metade dessa energia é empregada em tarefas cotidianas de ambas companhias, ou seja: não relacionadas à computação propriamente dita.

Pensando em maneiras de reduzir o consumo excessivo e propor modelos mais sustentáveis de energia, o site Technology Review identificou cinco ideias criativas para a reciclagem do calor, a fim de reduzir as contas de luz e diminuir a preocupação ambiental.

Computação verde

Um rack dos servidores da Universidade de Notre Dame aquece um jardim botânico fechado no Conservatório de South Bend (Indiana). O ar aspirado do exterior esfria os computadores, enquanto o ar quente é lançado para a atmosfera. Os servidores estão conectados ao principal computador da universidade, e são dadas tarefas caso o processamento exija temperaturas mais elevadas. Paul Brenner, do Centro de Pesquisa de Notre Dame, diz que o protótipo pode reduzir os custos de prevenções contra o aquecimento global, além de reduzir o valor das contas de eletricidade.

Micro-poder

 Uma potente energia é projetada para transformar o calor de um processador de computador em eletricidade, no Laboratório Nacional de Oak Ridge (Estados Unidos). Um minúsculo medidor, com apenas um milímetro de largura, repousa sobre um chip de aquecimento. Conforme o calor aumenta, as curvas do aparelho são afastadas até que a massa de ar quente seja dissipada. Ao ser resfriado, o dispositivo volta para sua posição de origem, e toca o chip novamente.

Ciclo virtuoso

 Tubos azuis levam água fria para esfriar os computadores no Centro de Dados Ambientais da Universidade de Syracuse (Nova York). A instalação gera eletricidade própria no local usando pequenas turbinas de gás. Elas ficam em atividade constante e são usadas para aquecer água e absorver energia, enquanto um aparelho de refrigeração utiliza o calor como fonte de energia. O sistema produz o equivalente ao resfriamento de trezentas toneladas de gelo, três vezes mais quantidade que o centro de dados precisa para esfriar seus computadores. Todo o excesso de água fria é bombeado para o sistema de ar condicionado dos prédios do complexo e, no inverno, a água quente é usada no sistema de aquecimento dos edifícios (tubos vermelhos).

Aquecedor residencial

Um projeto de Data Center do Laboratório de Pesquisas da IBM em Zurich (Suíça) fornece calefação (sistema de aquecimento em locais fechados). A água corre através de microcanais de cobre, conectados na parte de trás dos chips de computador. Os microprocessadores, que podem chegar a 85º C, são controlados enquanto a temperatura da água é reduzida a 65º C, quente o suficiente para atender aos padrões suíços de aquecimento residencial. Assim, o chip pode encaminhar a água aquecida para tubos dentro do piso das residências nas proximidades. Bruno Michel, um dos pesquisadores do IBM Zurich, diz que a 10 megawatts, um Data Center pode aquecer cerca de 700 casas.

Transformadores de clima

Um servidor de data centers administrado pela empresa TelecityGroup, localizado em Paris (França), tem por objetivo estudar a mudança climática. O calor que sai dos computadores é canalizado para um viveiro de plantas, a fim de modelar as condições mais quentes que irão prevalecer na França em 2050. O data center do Telecity também utiliza sistemas de iluminação e refrigeração – energeticamente eficientes, que a empresa diz economizar 28 milhões de quilowatts por ano em eletricidade.

Fonte: Olhar Digital

,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: