Microsoft detalha Gerenciador de Tarefas do Windows 8


Recurso do sistema operacional ganha novas funções e visual simplificado que facilita a tarefa de encerrar processos problemáticos.

 
Em uma atualização publicada na última quinta-feira (13 de outubro) no blog Building Windows 8, a Microsoft detalhou algumas das mudanças aplicadas no Gerenciador de Tarefas do novo sistema operacional. Segundo a companhia, o novo visual e organização são resultados de pesquisas relacionadas à maneira como os usuários utilizavam o recurso.

Segundo Ryan Haveson, gestor de programas do time In Control of Your PC da Microsoft, a maioria das pessoas usa somente as duas primeiras abas do Gerenciador de Tarefas clássico para encerrar aplicativos problemáticos. A partir dessa informação, o grupo de desenvolvimento do Windows 8 concluiu que a aba de “Aplicativos” precisava ser mais detalhada.

Durante o desenvolvimento da reformulação do recurso, a Microsoft teve como objetivo facilitar a realização de tarefas comuns, ao mesmo tempo em que oferecia informações de forma moderna e evitava remover qualquer espécie de funcionalidade. O resultado foi a eliminação do sistema de abas, resultando em um Gerenciador de Tarefas que realiza de maneira eficiente a tarefa de encerrar aplicativos problemáticos.

Sistema mais intuitivo

Uma das características que se destaca é o sistema de “mapa de calor” desenvolvido pela empresa, que apresenta uma série de cores conforme o nível de recursos utilizados por um software. Segundo Haveson, era muito comum que os usuários organizassem os aplicativos conforme o consumo de memória RAM ou processamento de cada um, encerrando aqueles que apresentavam valores maiores.

Além de facilitar a visualização de softwares problemáticos, o novo sistema destaca programas que se comportam de forma inesperada, tornando mais fácil encontrar os responsáveis por problemas de desempenho.

Outras novidades incluem a possibilidade de agrupar aplicativos, programas rodando em segundo plano e processos típicos do Windows, tornando mais simples identificar aqueles que estão ativos. Também foi incluída uma opção no menu de contexto que permite pesquisar sobre determinado aplicativo na internet, facilitando o trabalho de identificar programas problemáticos e até mesmo ameaças presentes no computador.

,

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: