Como escolher seu próximo computador? Confira algumas dicas!


Escolher um computador: essa pode ser uma tarefa difícil! São dezenas de modelos, siglas, números, e vários fatores que você precisa levar em conta. A compra de um PC é um investimento relativamente alto. Ou seja, é importante escolher certo, fazer valer seu dinheiro, para não se arrepender depois. Thiago está nessa encruzilhada. Ele já experimentou o mundo digital, mas, por enquanto, só em LAN Houses ou na casa de amigos. Agora ele quer sua própria máquina e vem trabalhando duro para isso. Ele diz que, no momento, procura um computador para lazer e para arrumar trabalhos.

Bom, a principal dica a gente nem precisou dar para ele: saber o que vai fazer com o computador. Isso pode parecer óbvio, mas é muito importante. A escolha do micro deve estar diretamente relacionada com o uso que você pretende fazer dele. E, justamente por isso, você precisa escolher uma máquina que atenda às suas necessidades. Aí, o preço não pode ser o único fator de decisão.

Cássio Tietê, diretor de marketing da Intel, diz que, cada vez mais, os jogos, fotos e vídeos em HD estarão presentes e, com isso, você precisará de uma máquina mais qualificada. Assim, a oferta mais barata nem sempre é a melhor opção. “Se você pensar em financiamento, por exemplo, com R$10 ou R$20 você consegue comprar um computador que vai te atender por muito mais tempo e vai ajudá-lo a utilizar bem esse dinheiro que foi investido”, explica.

Fuja desse erro: não se guie apenas pelo preço. É preciso levar em conta que a tecnologia avança muito rápido e um computador que não executa com facilidade as tarefas mais comuns de hoje – como fotos, vídeos e música – ficará velho muito mais rapidamente. Resultado, você terá de gastar de novo, antes do razoável, para poder continuar a usufruir do mundo digital.

Cássio diz que, quando o pai vai comprar uma roupa para o filho, ela tem que ser um pouco maior que o tamanho da criança naquele momento. Assim, ela durará mais tempo e haverá um melhor aproveitamento do investimento feito.

Pesquisas mostram que cerca de 80% dos adultos que usam computador já sofreram da “Síndrome da Ampulheta”. A tal síndrome da ampulheta são o estresse e a irritação causados por uma máquina lenta. O PC deve ser uma ferramenta para simplificar a sua vida, não complicar.
Essa tarefa de escolher uma nova máquina, nem sempre só a ajuda dos vendedores é suficiente. É bom se informar um pouco antes de sair de casa. Dê atenção especial ao processador do micro, pois ele é o cérebro do computador. E é ele quem determina boa parte da experiência que você terá quando usá-lo.

“Existe um mito muito grande com relação ao número de núcleos. Um computador com dois, quatro ou seis núcleos não é, necessariamente, mais potente. O fundamental é a geração desse processador: tem que ser de última geração”, explica Cássio, que dá um exemplo para melhor entendimento. “Um avião com quatro hélices não é, necessariamente, mais rápido que um a jato com duas turbinas. Não se deixe enganar, busque um computador que seja de uma marca boa e de confiança, que não vai te dar dor de cabeça e vai ajudá-lo a prolongar esse período que você vai defrutar desse investimento”, explica.

Claro, mas tudo isso tem que ser acessível. Hoje, 90% dos computadores são financiados. Existem opções para quem quer economizar, mas também que é possível adquirir um computador mais potente sem pesar muito no bolso. Uma boa pesquisa pode trazer ótimas surpresas.

Como a gente disse no início, escolher um computador novo não é fácil. Se ainda restam dúvidas, acesse o. Na nossa página você vai encontrar um guia completo, com dicas ainda mais detalhadas para você não cair numa roubada e fazer a melhor escolha. Acesse e escolha certo o seu companheiro digital.

Fonte: Olhar Digital

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: