Dica ao empreendedor: 10 dicas para melhorar sua produtividade diária


Empreendedor

As dicas de hoje foram dadas por Augusto Campos, autor do Efetividade.net, blog sobre produtividade pessoal, efetividade, lifehacking, GTD e truques espertos para o seu dia-a-dia.

Este texto é um resumo do post Produtividade pessoal: 10 dicas para fazer a vida caber nas 24 horas de cada dia (visite o post original) de Augusto Campos.

1. Organize os bastidores: deixe seu ambiente de trabalho organizado. Tudo deve estar bem acessível de modo que você não perca tempo procurando algo.

2. Diga “não”: diga “sim” apenas quando necessário ou possível. Evite fazer coisas que lhe tomem tempo à toa ou que apenas lhe trague estresse.

3. Agende direito: quando for agendar uma nova tarefa, leve em conta fatores que tomam tempo como filas, deslocamento e trânsito.

4. Simplifique: a princípio parece que tudo que fazemos é essencial. Mas não é. Aprenda a escolher apenas as tarefas necessárias para seus objetivos. (lembra-se de O fantástico poder da simplicidade?)

5. Considere a vida como um todo: divida seus dias em partes – a hora do trabalho, a hora de exercitar e a hora da família. Pensar e fazer tudo ao mesmo tempo trará apenas estresse e derrubará a produtividade.

6. Foco e concentração: guarde suas pendências e to-do-list em um sistema, planilha ou mesmo num papel. Deixar as coisas vagas em sua mente trará distração e esquecimento.

7. Conheça os métodos: existem muitas teorias sobre organização pessoal. Você não precisa seguir todas, mas conhecê-las e selecionar as que você mais se interessar.

8. Encontre seu próprio caminho: mesmo com a dica 7, cada um é cada um, você pode (e deve) criar seus próprios métodos de organização.

9. Saiba a razão do seu interesse em produtividade: para que você quer fazer mais em menos tempo? Às vezes não sabemos a resposta e acabamos trabalhando mais do que nosso corpo aguenta e ficamos estressados.

10. Não erre o foco: Para quem quer ganhar produtividade e eficiência, o fundamental é analisar sua situação, informar-se suficientemente a respeito, e aí encontrar rapidamente uma técnica que funcione bem, e segui-la, para aí voltar a se concentrar em seus próprios objetivos pessoais, evitando desenvolver uma obsessão pela busca da máxima produtividade possível.


  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: